sábado, 20 de novembro de 2010

Memória Empresarial

Os comunicadores, bem como profissionais de administração, história e outros, têm uma nova opção de trabalho. O novo ramo, que não é tão novo assim, é "Memória Empresarial". Mas o que é isso? Calma, eu explico.

É um trabalho realizado para resgatar a história de uma empresa e/ou pessoa, consiste em investigar o passado, para entender o presente e fazer projeções corretas para o futuro. São diversos os pontos positivos, como a ativação do sentimento de pertencimento no público com a qual a organização se relaciona.

O resgate dessa história pode ser realizada por diversos métodos: memória oral, pesquisas documentais e fotográficas, concursos de histórias e muitos outros.

A memória oral constitui naquele trabalho onde a pessoa é convidada a contar o que sabe da empresa com que trabalha. Assim, ela terá a oportunidade de transferir o conhecimento intangível, aquele guardado em sua mente (afinal, as pessoas não são eternas, elas se vão, mas a história é preciso ficar).

Pensem nisso, nos próximos posts falo mais da Memória Empresarial.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Apesar da Proclamação ainda temos espírito monarco

Neste feriado do dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República, que nos deu a liberdade de uma monarquia para termos a democracia, ou seja, a República. Mas será que realmente nos desprendemos por completo da Monarquia, depois de 121 anos que tornamos República?

Em entrevista ao programa TV DOC, da TV Unifev, a historiadora e professora da Unifev, Evanir Moro Peichoto, ressaltou um ponto muito importante: ainda temos espírito monárquico. Quando feita esta afirmação Evanir dá exemplos: Ainda temos o Rei Pelé e a Rainha dos Baixinhos.

Além desses exemplos, podemos pensar no nosso papel como cidadãos. Será que cobramos dos governantes aquilo que eles prometeram em época de eleição?; Será que lembramos os políticos que não foram eles que fizeram as obras, mas que fomos todos nós juntos?

Em comemoração dos 121 anos de Proclamação da República é tempo de pensarmos como estamos, estamos sendo cidadãos republicanos ou monárquicos?

sábado, 13 de novembro de 2010

Enem 2010

Nesta semana todos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem levaram um grande susto, mas que foram acalmados com a notícia, de ontem (12/11), que a liminar que previa o cancelamento da prova foi suspendida. Hoje, visitando sites li uma chamada que anunciava que o promotor já entrou com recurso, para que haja o cancelamento.

Deve-se levar em conta o estresse que será passado, o grande gasto e muitos outros transtornos, caso o exame seja mesmo cancelado. É de comum acordo que os alunos da prova amarela façam a prova novamente, uma vez que estes foram os mais prejudicados, bem como aqueles que também tiveram este mesmo sentimento.

O gabarito do Enem já está disponível no site www.enem.inep.gov.br.

Que no próximo ano o Exame torne a ganhar credibilidade, porque, infelizmente, nos últimos anos isso foi o que se perdeu. Boa sorte a todos que prestaram a prova neste ano.

Enade
No próximo final de semana será a vez de alguns alunos do ensino superior, primeiro e último ano, prestarem o Exame que tem como objetivo avaliar como está o ensino superior. Desejamos à organização sorte para a aplicação das provas e aos alunos muita boa prova!

José Alencar: Um homem de garra!

Acompanhamos, durante muitos anos, a luta que o vice-presidente José Alencar vem enfrentando. Sem dúvidas é uma pessoa que merece sempre ser lembrada e tida como uma grande pessoa, um grande homem.

Ao entregar o seu cargo no próximo dia primeiro de janeiro, entregará com a certeza que foi uma pessoa exemplar e que continuou na luta por ele, por sua família e pelo povo.

Ao José Alencar os nossos parabéns e melhoras deste último susto. Queremos você na grande festa do dia 01/01/2011.

domingo, 7 de novembro de 2010

Ainda o ENEM

Como comentado aqui no Blog, o Enem tem deixado muito descontentamento e desconfiança para todos. Hoje mais reclamações foram feitas, como por exemplo o espaço de rascunho para a prova de matemática.

Alguns profissionais da educação e me parece que a OAB defendem a anulação da prova. Temos aí dois pontos: Seria bom o cancelamento, para que não haja dúvidas quanto aos resultados; mas um desrespeito para aqueles que tanto estudaram para fazer as suas provas.

O Inep deverá tomar uma iniciativa correta, que venha agradar a maioria e manter a credibilidade do Exame, que já está quase perdida, para não dizer que já está.

Para aqueles que fizeram o Enem muita boa sorte e manifestem a sua opinião junto aos Blogs, Imprensa, Twitter e qualquer outro meio, afinal os maiores prejudicados foram vocês.

sábado, 6 de novembro de 2010

Erro no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, por mais uma vez causa polêmicas. Desta vez o que aconteceu fui um erro na impressão das provas, o que podemos considerar desatenção de quem realizou a revisão da mesma.

Infelizmente nos últimos anos temos visto o Enem cair na boca do povo e da imprensa, o que nos faze pensar: Um exame tão importante atualmente se tornou banal? É preciso se esforçar para o exame? O que fazer?

Não deixe de doar!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Existem cabeças e cabeças!

No último domingo, 31/10, conquistamos um fato histórico na história da democracia brasileira, como todos já sabemos: a eleição da primeira mulher presidente, Dilma Rousseff. Passado alguns dias ainda encontramos diversas pessoas que não se conformaram com a eleição da petista, e teimam em, mesmo de forma indireta, desejar o mal ao seu governo.

Quando é desejado o mal para o governo de Dilma, não é a ela que este desejo está sendo dirigido, mas sim para todos nós, brasileiros. Se o seu governo for ruim quem sairá perdendo seremos nós, e não a Dilma. Pensem nisso!

Vamos todos torcer para o sucesso de seu governo e que o nosso Brasil continue avançando cada vez mais.

O PT faz histórias

O partido da presidente eleita, Dilma Rousseff, é o mesmo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Siva, o Lula, um metalúrgico que conseguiu chegar ao cargo mais importante da nossa democracia, a presidência. Com isso, o partido está fazendo história em nosso país e parece ser, realmente, aquele que representa o povo.