quinta-feira, 3 de junho de 2010

Guerra pode acontecer a qualquer momento

A Coreia do Norte advertiu nesta quinta-feira (3) em Genebra, na Suíça, que a tensão nas relações com a Coreia do Sul após o afundamento do navio Cheonan pode provocar uma guerra a qualquer momento.

A ameaça foi feita pelo vice-embaixador norte-coreano, Ri Jang Gon, na conferência de desarmamento das Nações Unidas.

- A situação atual é tão grave na península da Coreia que uma guerra pode eclodir a qualquer momento.

Ele disse que a culpa pela situação na península é da Coreia do Sul, "em colaboração com os Estados Unidos", após o afundamento do navio de guerra sul-coreano Cheonan.

Coreia do Sul acusa regime do norte de afundar embarcação

A embarcação foi atingida por um torpedo em 26 de março e afundou com 46 pessoas a bordo. O vice-embaixador reiterou que a Coreia do Norte não teve nenhuma relação com o que chamou de "naufrágio" e que a investigação sobre o caso foi "fundada em presunções e suposições".

- Seul [Coreia do Sul], com o pleno apoio dos EUA, envolveu desde o início Pyongyang [Coreia do Norte] nesse naufrágio.

Diante da situação, o diplomata fez questão de ressaltar que "o povo norte-coreano está pronto para reagir rapidamente a todas as medidas agressivas, incluindo a guerra total".
O vice embaixador não descartou, no entanto, uma solução negociada.

- Um tratado de paz é o único caminho razoável e com chances de sucesso para conseguir a desnuclearização da península coreana.

O norte comunista e o sul capitalista vivem sob tensão desde o fim dos ataques da Guerra da Coreia (1950-1953), que não acabou oficialmente, já que não houve assinatura de um tratado de paz.
Matéria extraída na íntegra do site: noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja com o Blog Cata Tudo!